Após se aproximar de Bolsonaro, governador do DF adia reabertura do comércio

supermercado coronavírus máscara caixa pagamento varejo vendas quarentena isolamento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu adiar a reabertura do comércio para, pelo menos, até 11 de maio em virtude da pandemia do novo coronavírus. A previsão anterior era retomar as atividades no próximo domingo, 3. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 29.

A informação foi confirmada pelo governador ao Estado. Ibaneis tem se aproximado do presidente Jair Bolsonaro. O governador chegou a apoiar a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde e também comemorou a saída de Sergio Moro da Justiça.

O presidente já citou o DF como exemplo de local que pretendia afrouxar o isolamento social. Os governantes discutiram, inclusive, a reabertura de escolas cívico-militares e militares em Brasília, o que não ocorreu.

Apesar dos acenos a Bolsonaro, o governador Ibaneis tem dito à equipe que só irá afrouxar a quarentena com aval de sua secretaria de Saúde. O DF tem 1.275 casos da covid-19 e 28 mortes, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Mesmo com o adiamento da reabertura do comércio, a população do DF terá de usar máscaras ao sair de casa a partir de quinta-feira, 30. O governo, no entanto, adiou a aplicação de multas para quem descumprir a medida.

Por meio de nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que, devido à decisão de adiar a abertura do comércio, os usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPCDF) ainda poderão circular nos ônibus sem a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual. As operadoras do sistema de transporte foram orientadas a não impedir o embarque e a viagem de nenhum passageiro que não estiver utilizando o item.

Antes de exigir o uso obrigatório das máscaras, a secretaria fará uma campanha educativa sobre a importância de utilizá-la e determinou às empresas que orientem colaboradores. O governo do DF está repassando para as operadoras do sistema máscaras de proteção que serão distribuídas em alguns terminais rodoviários e do metrô para pessoas sem condições de acesso ao produto.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.

The post Após se aproximar de Bolsonaro, governador do DF adia reabertura do comércio appeared first on InfoMoney.

By Júlio Cesar

Deixe um comentário

Você pode gostar!