Não houve corrupção e nem desvios aponta investigação da Renova Energia

A Renova Energia S.A. – Em Recuperação Judicial (RNEW3; RNEW 4 e RNEW11) (“Renova” ou “Companhia”), em atendimento à Instrução CVM nº 358/2002, conforme alterada, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral o quanto segue.

Com a divulgação feita previamente, o Conselho de Administração da Companhia constituiu em março de 2018, um Comitê de Monitoramento (“Comitê”) por membros do Conselho Fiscal para conseguir supervisionar a realização de uma investigação independente (“Investigação Interna”) que se concentrou, a princípio nos fatos como objeto de investigação conduzida pela Polícia Civil de Belo Horizonte (“Investigação Mineira”), e, posteriormente conseguiu ser aumentada para abranger os fatos investigados na Operação “E o Vento Levou”.

A apuração interna que foi realizada nesta data, não foi possível localizar provas concretas de atos de corrupção ou de desvios para campanhas políticas. Sendo assim, os investigadores independentes observaram irregularidades na condução de tantos negócios e efetivação de contratos pela Companhia realizada entre 2014 e 2018. Desde então, os pagamentos têm indicado uma contraprestação de trabalhos no montante global aproximado de R$ 40 milhões. Pagamentos em desconformidade com as políticas internas da empresa de aproximadamente R$ 137 milhões e falhas nos comandos internos da Companhia.

Alguns erros foram encontrados e como resposta, a base nas referências do Comitê e de assessores Jurídicos que foram contratados pela própria Corporação, o Conselho de Administração da Companhia dispôs, nesta data, por tomar todos os atos necessários para conservar os direitos da Companhia e dar continuidade as medidas necessárias, observando sempre a obtenção do ressarcimento dos danos causados em origem da Companhia e reforçar ainda mais os controles internos do mesmo.

É possível identificar que a Diretoria da Companhia está em agrupamento com uma empresa especializada em recrutamento, em processo de contratação de um Diretor de Governança, risco e conformidade que poderá se tornar responsável, dentre tantos privilégios, por assegurar os controles internos e a coincidência processual da Companhia ser usada para tentativa de atos ilícitos ou servir para a realização de desvios de dinheiro a terceiros. Mas, o principal que a Companhia sempre deixou claro foi o momento de priorizar a aderência a leis, normas, referências e regulamentações.

Vale ressaltar que todas as dimensões completam as atitudes de administração, pois são todas consolidadas para a exibição de governança e conseguem fortalecer o acordo da Companhia com investigações realizadas pelas competências governamentais.

Como a Investigação Interna não teve foco principal em observar e avaliar os impactos das irregularidades que foram encontradas em todas as exibições financeiras individuais e consolidadas da Companhia, a diretoria executiva da companhia em conjunto com os assessores especializados, efetuará esse estudo com suporte nas evidências encontradas pelos investigadores independentes.

Como é possível notar, se quando forem identificados, os próximos impactos contábeis serão apresentados nas demonstrações financeiras da Companhia e divulgados aos acionistas em todo o mercado.

A Companhia está disposta a ajudar no que for preciso junto aos trabalhos das autoridades governamentais. Caso aconteça de ser ajuizada ação criminal em face de agentes que lesaram a Companhia, a Renova tem a finalidade de ajudar na acusação de processos criminais que futuramente irá requerer a reparação civil por todas anomalias sofridas. Fundada em 2001 por Ricardo Delneri e Renato Amaral, a Renova Energia é excepcional em gerar energia eólica no Brasil.

É comum observar que a Companhia tem a informação de que todos os inquéritos policiais da Operação “E o Vento Levou” e da Investigação Mineira ainda não foram concluídos. Sendo assim, novas informações relevantes podem ser reveladas no futuro.

Finalizando, vale ressaltar a importância de que a Companhia completa o compromisso de manter os acionistas e o mercado em geral devida e esclarecido nos termos da legislação cabível, por isso que a área de relações com investidores está a disposição para prestar todos os esclarecimentos que fizerem necessários através do telefone: (+55 11) 3509-1143 e do canal [email protected].

Marcelo José Milliet Diretor Presidente e Relações com Investidores.

By Júlio Cesar

Deixe um comentário

Você pode gostar!