A saúde mental tem sido cada vez mais discutida e valorizada, mas muitas vezes esquecemos que pequenas ações no dia a dia podem fazer toda a diferença. Aqui estão seis passos essenciais para equilibrar sua vida e fortalecer seu bem-estar emocional com base no que eu vivi.
1. Entenda e Comunique Seus Limites: Aprenda a Dizer “Não”
Viver e trabalhar em uma cultura mais prática e racional, como a alemã, me ensinou que dizer “não” é necessário para que as pessoas entendam seus limites e para que você possa focar no que realmente importa. Ao aprender a recusar compromissos que não agregam valor, consegui otimizar meu tempo e energia, além de me tornar mais estratégica no desenvolvimento de novos projetos ao longo da minha carreira.
2. Fale Sobre o Que Sente: Compartilhe com Pessoas de Confiança
Acredite, muitas pessoas passam ou já passaram pelo mesmo que você – mas em silêncio. Um grande erro que cometi durante meu burnout foi achar que, após ser promovida a um cargo de liderança, daria conta de tudo sozinha sem prejudicar minha saúde mental ou física. Quando comecei a falar sobre minha situação com colegas, compreendi o que realmente estava acontecendo comigo e encontrei os caminhos certos para superar essa fase.
3. Busque Ajuda Profissional: Psicólogos e Psiquiatras Podem Fazer a Diferença
Sabia que apenas 5,1% dos brasileiros fazem tratamento com psicoterapia, mesmo com o Brasil sendo o país com a maior proporção de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população)? Buscar ajuda é um sinal de coragem, não de fraqueza. Se você tem condições, procure um psicólogo para terapia ou um psiquiatra para diagnóstico e prescrição de medicação quando necessário. Muitos profissionais estão preparados para ajudar você a compreender e superar desafios emocionais.
4. Pratique Atividade Física Regularmente: Benefícios para Corpo e Mente
Se você já pratica exercícios, sabe do que estou falando. E se não pratica, experimente começar e perceba como seu humor e disposição melhoram. A atividade física libera neurotransmissores como endorfina e dopamina, responsáveis por sensações de bem-estar, redução do stress e ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono. O impacto positivo na saúde mental é cientificamente comprovado – então, que tal começar hoje mesmo?
5. Reserve Tempo Para um Hobby: Faça o Que Te Faz Feliz
O que te fazia feliz na infância? Depois de me tornar mãe, resgatei meu amor por pintar e fazer arte com plantas. Agora, compartilho esse hobby com minha filha, e esses momentos se tornaram preciosos para nós. Separar de 3 a 5 horas por semana para algo que você ama proporciona prazer, alívio do stress e uma sensação de realização em meio à correria do dia a dia.
6. Cerque-se de Pessoas que Te Fazem Bem: Fortaleça sua Rede de Apoio
Invista tempo com pessoas que oferecem pertencimento, conexão emocional verdadeira e apoio nos momentos difíceis. Pergunte-se: quem são essas pessoas na sua vida? Se você passa mais tempo nas redes sociais consumindo conteúdos que não agregam, talvez seja hora de reconsiderar como usa sua energia e atenção.
Muitas iniciativas para cuidar da saúde mental dos profissionais estão sendo implementadas, especialmente após novas legislações. No entanto, ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos. Você pode e deve tomar a iniciativa de cuidar de si. Que tal começar agora?
Rafaela Furlan é especialista em upskilling e reskilling e autora do livro infantojuvenil “O Polvo das Pernas Coloridas” que fala sobre habilidades que podem ser exploradas desde a primeira infância. Graduada em Administração de Empresas, Pós-graduada em Marketing, e formada em Inovação Disruptiva pela Harvard Business School, Rafa morou e trabalhou na Alemanha e EUA.
Maria Fernanda Salla 11 941710919 [email protected]