Dois detentos que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga são recapturados após 21 dias
A Polícia Civil recapturou, em Natal, dois detentos que haviam fugido da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana, no dia 30 de abril.
As prisões ocorreram na noite desta terça-feira (21) na Comunidade do Japão, no bairro Quintas, Zona Oeste da capital potiguar. A ação foi liderada pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur).
Os recapturados, Gustavo da Rocha Dias, 29 anos, e Ricardo Campelo da Silva, 43 anos, foram encontrados com duas armas de fogo, além de munições e celulares, mais de 20 dias após a fuga. Uma mulher de 25 anos também foi presa por furto.
“Os fugitivos foram localizados na Comunidade do Japão após investigações que indicaram o local como possível esconderijo, com ligações a outros crimes”, informou a Polícia Civil.
Os detentos foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e encaminhados de volta ao sistema prisional. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a dupla retornará à penitenciária de onde fugiu.
Na segunda-feira (18), o comando do 10º Batalhão da PM havia informado que um dos suspeitos fora visto em Assu, na região Oeste do estado, no domingo (19). De acordo com a PM, Gustavo teria deixado 14 celulares para trás durante a fuga do cerco.
Na ocasião, a Seap não confirmou que o suspeito visto em Assu era o fugitivo e afirmou que não comentaria diligências ou investigações em andamento.
A fuga
Os dois presos escaparam da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga no dia 30 de abril. Eles eram considerados “presos de confiança”, realizando trabalhos dentro da penitenciária.
O secretário de Administração Penitenciária, Helton Edi Xavir, informou que ambos estavam trabalhando em uma obra no presídio quando fugiram. Segundo o comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico Azevedo, os presos utilizaram uma bicicleta após a fuga. Câmeras de segurança capturaram imagens dos presos no meio de transporte.
Uma moradora da comunidade de Alcaçuz, próxima à penitenciária, relatou que uma bicicleta foi furtada de sua casa por volta do meio-dia. A bicicleta foi posteriormente abandonada em uma área de mata.
Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, disse que os presos estavam na oficina no momento da fuga. “O oficial foi realizar outro serviço e deixou eles na oficina. Eles tinham todo o aparato”, afirmou.
“Eles serraram o cadeado da cela, entraram na guarita, serraram o cadeado da guarita e já estavam fora da unidade. Conseguiram adentrar na vila [comunidade de Alcaçuz] e pegar uma bicicleta”, acrescentou.
Segundo a Seap, os dois fugitivos foram vistos juntos no dia 1º de maio em uma casa de praia em Cotovelo, em Parnamirim, na Grande Natal.